Aconselhamento psicológico no SNS 24

2020/04/14

A Câmara Municipal da Moita informa que está já em funcionamento o serviço de acompanhamento psicológico do Serviço Nacional de Saúde. Integrado na linha telefónica do SNS 24, através do 808 24 2424 (selecionando a opção 4), este serviço pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde (que se encontrem a prestar cuidados de saúde). Este serviço é realizado por psicólogos clínicos.

Porque foi criado este serviço?
A atual pandemia da COVID-19 motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. A necessidade de adaptação à mudança, com o isolamento e afastamento social, coloca a todos os cidadãos sob pressão psicológica, por vezes difícil de controlar. Este serviço pretende dar apoio em várias situações, como por exemplo:
• ansiedade aguda
• fragilidade psicológica
• agravamento da sua doença psicológica

Quais são os objetivos deste serviço?
Os objetivos deste serviço são:
• gerir emoções (stresse, ansiedade, angústia, medo) em situação de crise
• promover a resiliência psicológica
• diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência da crise pandemia por COVID-19
• promover o aumento do sentimento de segurança da população e dos profissionais de saúde
• orientar para outras entidades de apoio, em caso de necessidade identificada pelo psicólogo

Mais informações aqui.