Comunicado da Proteção Civil Municipal

2020/09/04

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Moita esteve, no dia 3 de setembro, reunida no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Ponto de Situação Covid-19

2 - Centro de Acolhimento do Pavilhão Desportivo da Escola José Afonso, em Alhos Vedros

3 - Início do Ano Letivo


Estiveram presentes as entidades que integram a Comissão e ainda a Vereadora Vivina Nunes, responsável pelos pelouros da Educação e dos Assuntos Sociais do Município, entre outros.

Todos os intervenientes fizeram o ponto de situação das suas áreas de intervenção no que respeita aos efeitos da pandemia no concelho, concluindo-se por uma apreciável quebra no número de munícipes infetados durante o mês de agosto, saudando o exemplar comportamento da população, que para tal contribuiu.

Foi ainda referido o aumento de apoios sociais por parte da autarquia e dos parceiros sociais que ampliaram o apoio às famílias mais carenciadas, cujo número tem aumentado, devido à atual situação de pandemia.

A necessária desativação do Centro de Acolhimento do Pavilhão Desportivo da Escola José Afonso, em Alhos Vedros, face ao início do ano letivo, implica a reorganização de meios e recursos, de forma a continuar a proporcionar resposta, neste contexto, para os casos de realojamento que venham a ser solicitados à Comissão pela Autoridade de Saúde, sendo de salientar o facto de nunca ter sido necessária a sua ativação.

A preparação do início do ano letivo implicou a elaboração de planos de contingência, reorganização do funcionamento de equipamentos escolares, formação dos auxiliares de ação educativa e a aquisição de material de apoio.

Por último, a Comissão recomenda aos munícipes a continuação dos cuidados de autoproteção, nomeadamente o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos, a etiqueta respiratória e a correta utilização das máscaras, visto que são eles que, juntamente com a vigilância ativa de casos positivos e a deteção precoce de possíveis focos de infeção, têm permitido baixar o número de casos ativos no concelho.

facebook Instagram twitterissuuyoutube

Município da Moita © 2020 | Todos os direitos reservados      Desenvolvido por:  spd

Política de Cookies